sábado, 23 de julho de 2011

Ronan - Tutorial Inquisidor!



INQUISIDOR


Inquisidor é uma classe que possui uma jogabilidade bem peculiar, diferente de todas as demais do jogo. Ele não possui uma formidável ofensiva nem uma formidável defensiva. Com ele o foco é totalmente voltado para a preparação de combos, um grande jogo no contra-ataque e possui uma alta gama de recursos, sendo um tanto imprevisível. Falando em recursos, quando se fala em Inquisidor um destaque ainda maior é dado para o que sempre dizemos em relação ao Ronan: é essencial explorar todos os recursos da classe para se dar bem. Todos os movimentos do Inquisidor são essenciais para seu jogo, eles são bem variados e servem para diferentes funções, e é preciso usar o melhor de cada um em cada situação que for apresentada. Ele possui uma altíssima flexibilidade e velocidade.
É fundamental um treino intensivo para se acostumar a jogar com seu estilo peculiar, além de ser um ótimo estrategista e possuir um alto nível de mindgame e precisão nas jogadas.
É preciso ter em mente também que a classe possui match-ups negativos contra um bocado de classes, especialmente as que são extremamente ofensivas de frente como Vingador, Retalhador, Sentinela, Avatar, Iluminado e outras. No entanto, com dedicação você consegue vencê-los mesmo assim, se adaptando com estratégias diferenciadas (geralmente se focando na defensiva e contra-ataques) e superando essa dificuldade. Se você quer uma classe fácil de jogar, já feche o tutorial porque com o Inquisidor jamais encontrará isso. Inquisidor é para quem adora um desafio e busca superação dos seus limites, sendo realmente habilidoso para conseguir resultados. Inquisidor é para machos (e valquírias)!
Victor fez um excelente trabalho estruturando o tutorial e escrevendo a maior parte do essencial (que por si só já seria um excelente tutorial), e então eu vim a complementar com minha “fissura bíblica” por deixar tudo o mais detalhadinho, completinho e perfeitinho possível e acrescentando muitas coisas úteis. Esperamos que o tutorial ajude a atrair mais jogadores de Inquisidor e expandir a jogabilidade com o Ronan.
Pretendemos incrementar este tutorial no futuro.


Descrição dos ataques e recursos


Combos


O Inquisidor possui 3 tipos de combos:

O Combo Normal: (Z Z Z Z) Ronan dá duas espadadas no inimigo, então segue com 5 estocadas rápidas e uma estocada final que arremessa o oponente para longe.

Um bom combo para se utilizar quando o oponente está no fim da vida, no mais não tem muita utilidade. Preferencialmente use o combo mágico.

O Combo Mágico: (↓ Z durante combo) Ronan dá duas espadadas, segue com 5 estocadas rápidas, cria uma bola de energia de 3 hits que prendem o oponente e termina com uma explosão que levanta o oponente.

De longe o melhor combo do Inquisidor, talvez do jogo inteiro. Ele é muito rápido, prende o oponente e o levanta possibilitando assim um grab aéreo ou uma continuidade de combos, tanto de skills quanto de corpo-a-corpo mesmo.
Note que não é necessário utilizar as 5 estocadas para iniciar a usar o Combo Mágico, para isso basta apertar baixo e ZZ depois das duas espadadas. É recomendado utilizá-lo dessa maneira para diminuir as chances de counter, a menos que você tenha certeza de que o oponente não possui MP para isso.
É possível aparar a queda do levantamento final com um mascote ou com uma Lâmina Crescente como será explicado mais adiante, e então seguir combando.

O Combo Aéreo: (↑ Z durante combo) Ronan dá duas espadadas, segue com 5 estocadas rápidas, dá uma espadada no inimigo e então o levanta com a mão e o derruba com uma rajada de faíscas de 3 hits.

Um combo sem muita utilidade, preferencialmente usar combo mágico ou normal.

Critical/Double Attack: (
durante o combo) Ronan interrompe/finaliza o combo dando uma palmada no chão que levanta o inimigo e depois o atinge com faíscas de 3 hits.

Bom crítico, pode ser continuado de vários combos. Ainda assim, geralmente é melhor utilizar o combo mágico.


Ataque Aéreo (↑ Z)


Um ataque aéreo praticamente padrão, parecido com o do Arcano, mas com algumas diferenças. Possui um alcance médio e um ângulo inclinado para baixo que lhe favorece ao estar em uma altura superior ao oponente, embora seja menos favorável no quesito estritamente frontal. Tem um tempo de duração abaixo da média, e um dano inferior ao padrão dos ataques aéreos em geral. No entanto, pode ser continuado com o Spark quando for acertado, fato que permite o que pode ser chamado de “pseudo-ottoshot” que será explicado mais adiante.


Ataque na Corrida


Ronan corre e atinge o oponente com 2 estocadas.


O Ataque na Corrida do Inquisidor possui um alcance relativamente baixo e dano também consideravelmente baixo, mas sua função real é iniciar combos e é muito bom para tal. É o principal ataque-chave para a jogabilidade do Inquisidor. Pode ser finalizado de duas maneiras:

Ataque na Corrida com Estocada: (
Z + Z) Ronan corre e atinge o oponente com 2 estocadas, mais uma estocada final que joga o oponente para longe.

Um bom finalizador, é rápido e derruba, bom para matar alguém que esteja no fatal, fora isso não tem muito uso.

Ataque na Corrida com Levantamento e Ataque Mágico: (
→ Z + ↑ Z Z) Ronan corre e atinge o oponente com 2 estocadas, depois o levanta e termina com uma bola de faíscas de 3 hits.

Dá um ótimo dano, recomendado em caso do inimigo estar com MP para parar um combo ou em momentos onde um combo não seria favorável de ser executado. É rápido e o dano é muito bom.
Não é necessário finalizar com a faísca, para isso basta apertar cima depois de acertar a segunda estocada. É possível continuar com combo de skills, caso utilzá-las no momento certo antes do oponente cair pelas faíscas e, caso não finalize com elas, torna-se mais fácil de emendar combos após o levantamento (é justamente o levantamento que dá a maior parte do dano dessa continuação depois do Ataque na Corrida, se você não utilizar a faísca não perderá muito dano por isso).

Porém, o melhor do Ataque na Corrida é poder não finalizá-lo, assim abrindo a defesa do oponente, e o deixando vulnerável a combos ou skills ou os dois juntos.
Algumas vezes se você joga com Inquisidor já deve ter notado, que quando o ataque na corrida atinge o oponente um pouco acima do chão, ele levanta o oponente, esse momento é crucial e você deve sempre estar de olho, pois nesse momento o inimigo pensa que irá simplesmente tomar um grab ou só cair no chão, mas se você usar uma Lâmina Crescente poderá aparar a queda dele, fazendo-o cair em pé e assim o pegando de surpresa, podendo mandar um combo.


Lâmina Crescente


Um dos melhores pontos do Inquisidor, tanto defensivo quanto ofensivo, ela é bastante utilizada durante o PvP. Vamos ver algumas características da Lâmina Crescente:

- Ela age como o Guard do Defensor contra bolas de fogo, flechas e kunais;

- Ela apara a queda, deixando o oponente em pé, possibilitando assim uma imensa gama de combos;

- Ela funciona como o Guard do Defensor nos oponentes também, abrindo uma brecha na sua defesa e os deixando vulneráveis a um combo;

- Apertando Z mais uma vez Ronan atira a lâmina contra um inimigo, o dano é baixo e o alcance é curto, mas derruba, assim matando oponentes no fatal.

A Lâmina Crescente possui uma execução bem rápida e praticamente não possui tempo de recuperação após usá-la, sendo possível se movimentar rapidamente logo após utilizar uma. No entanto, isso muda quando ela efetivamente acerta um oponente. Ao acertar um oponente seu personagem fica meio lento por certos instantes (o chamado hitstun), e normalmente o melhor a fazer nessa hora é iniciar o Ataque na Corrida para a preparação de um combo no oponente que abriu a guarda. A Lâmina Crescente é bem flexível no controle aéreo e até amplia a mobilidade proporcionando um certo impulso extra se utilizada de certas maneiras.
É possível utilizar a Lâmina Crescente para formar uma barreira em um determinado ponto, utilizando-a no ar e então ao tocar o chão iniciando um dash frontal com pulo e a utilizando novamente, dessa forma sempre “renovando” a Lâmina Crescente que ali se encontra. Isso funciona muito bem principalmente para proteger-se ao mesmo tempo que abre a guarda de um oponente que buscará lhe atacar frontalmente, e ainda melhor para proteger-se de projéteis sem ter de necessariamente abandonar sua posição pelo fato da Lâmina Crescente lhe fazer recuar ao ser utilizada no chão.

Dica: Se você segurar um lado e usar a Lâmina Crescente com o outro, elas sairão mais rapidamente (Ex.: (
segurando ) Z, ficar repetindo Z sempre mantendo segurado o ). Fazendo isso é possível ir recuando deixando uma trilha de várias Lâminas Crescentes à sua frente, formando uma “muralha” que o oponente não poderá passar sem ser atingido. Com costume é um ótimo modo de fazer um oponente despreparado abrir brechas para combo, mas cuidado para não viciar nisso e se tornar previsível. É destacado isso para qualquer classe do Ronan: não se repita demais fazendo sempre a mesma coisa, ou se dará mal.


Conjuração


(Z
) Ronan invoca uma esfera brilhante que pode ser usada de dois modos.

Muita gente acha que a conjuração do Inquisidor é só para enfeite e que não serve para nada, mas é ai que se enganam, a conjuração é muito útil em diversos casos.

Raio Místico: (Conjuração Invocada + Z ↓) Ronan joga três bombas á sua frente, que explodem depois de um pequeno tempo, levantando e dando dano a quem estiver em cima.

Um ótimo movimento para sobrevivências, se usada nos locais certos pode pegar uns frags ao acaso (/troll) além de na maioria das vezes acertar um desavisado que não olha por onde pisa tomando um dano considerável e, se você estiver perto, pode se aproveitar que a explosão levanta o inimigo e mandar um grab ou combar skills.
Em 1x1 pode impedir o inimigo de chegar perto, é bom para jogar na defensiva dificultando a movimentação dos oponentes. Também pode ser usado para encurralá-lo, espalhando as bombas em um local que ele poderia escapar e o atacando por outro lado, o deixando quase sem escapatória.
Em times pode ser usado como suporte e proteção para todos, ocupando pontos-chave do mapa de maneira vantajosa.
Note que você pode jogar as bombinhas a partir de plataformas de modo que caiam fora dela, ou seja, em andares abaixo. É possível também fazer isso de maneira “mista”, caindo algumas abaixo e algumas nas plataformas ao redor, sendo uma facilidade e utilidade ótima em mapas pequenos se utilizadas para encurralar e pegar de surpresa.
Em elevações, há o fato de poderem ou se espalharem melhor (se você estiver na parte mais alta da elevação e usar o Raio Místico voltado para a parte mais baixa), ou ficarem totalmente concentradas em um ponto (caso estiver na parte mais baixa e usar voltado para a parte mais alta). Os dois modos podem ser úteis, dependendo da situação.

Fagulhas Explosivas: (Conjuração Invocada + Z →) Ronan dispara três pequenos raios a sua frente que dão dano e paralisam o inimigo.

Um bom movimento, ele dá pouco dano mas para a queda do inimigo, o fazendo cair em pé, útil para combos. Muito utilizado para iniciar combos em momentos oportunos e principalmente para parar a queda da Tempestade Divina, deixando o oponente em pé e à mercê de uma finalização sem piedade. As Fagulhas Explosivas são ótimas para contra-ataques. Elas possuem um alcance considerável abaixo, podendo acertar oponentes em plataformas e elevações inferiores, similar ao Perfurar antigo da Cavaleira. Explore isso.
Outro ponto positivo é o fato de que elas duram um certo tempinho no ar ao serem utilizadas, muitas vezes por mais tempo do que o oponente espera (o efeito persiste por um pouquinho de tempo mesmo quando as fagulhas estão sumindo e ficando extremamente pequenas e difíceis de enxergar), acabando por ser atingido e abrindo brechas.


Spark


(Pulo + ↓Z ) Ronan pula e cria uma esfera de 3 hits que atinge quem a tocar.


Um movimento bem útil para movimentação, se acertar o timing pode se repetir o movimento diversas vezes, assim ‘’pairando’’ no ar. Dá um impulso extra para cima, sendo bom para subir em plataformas que não se alcança só com um pulo. Bom também para proteção, para atrasar os oponentes e para esquivar deles, sendo muito útil para táticas defensivas.
Além disso, o terceiro e último hit derruba o inimigo, sendo bom contra inimigos mais aéreos.
Algumas vezes é possível conseguir bons combos com o Spark também, quando houver tempo de acertar o oponente antes de ele cair no chão.
O Spark pode ser usado logo depois de um Ataque Aéreo ser acertado no oponente, como uma continuação. Devido a isso, é muito bom para atacar várias vezes com Ataque Aéreo + Spark em plataformas, subindo e descendo, executando o que poderia ser considerado um pseudo-ottoshot eficiente.
Outras possibilidades são usar um Spark e, no ar, enquanto cai, usar Ataque Aéreo, Ataque na Corrida ou Lâmina Crescente, ou até mesmo efetuar um agarrão.


Ataque ao Levantar

O Ataque ao Levantar do Inquisidor é muito bom, o Ronan dá uma espadada simples para frente e depois uma para trás que cobre uma área de 180º com bom alcance. É possível utilizar uma skill em qualquer momento de sua execução. Possui invulnerabilidade total durante toda sua execução (e portanto, lhe livrando de delay grabs ao levantar) e um dano bom, mas te deixa exposto consideravelmente na sua frente após o término. Para evitar isso, utilize uma skill se necessário. O primeiro golpe não derruba se o oponente estiver no chão, sendo então, bom para combar com uma skill logo após.


Skills


Modo Esgrima


MP 1 – Corte Sombrio: Ronan joga sua espada para o alto, a pega ao cair, e desfere um corte ao inimigo, segue com estocadas de 5 hits, mais uma estocada final que joga o inimigo longe.

Uma skill rápida e com bom dano, porém com counter fácil. Ela possui uma peculiaridade bem interessante: ela dá dois delays, um na hora que o Ronan joga a espada para o alto, e outro na hora que ele pega a espada na mão para iniciar a execução em si da skill. É algo que pode ser bom ou ruim dependendo da situação, procure se acostumar com isso para utilizar de maneira vantajosa sempre que possível. Possui um excelente controle aéreo ao ser usada caindo de plataformas ou elevações.
Principais utilidades do Corte Sombrio:
- Para se iniciar um combo de skills, mas tem que ser usada com cuidado, pois a maioria das vezes leva a um counter fácil (a menos que você utilize a diquinha marota logo mais abaixo ^^);
- Para fazer “divididas” de skills. Como a habilidade possui um tempo de duração alto e uma taxa de invulnerabilidade que dura durante a execução de toda a skill, ela é ideal para ser usada em “divididas”. Não hesite em forçar “divididas” com o Corte Sombrio para levar a melhor, especialmente se for para matar tempo e recuperar seu HP em tempos de necessidade (isso pode salvar sua vida muitas vezes, e em sobrevivências isso é tão eficiente que pode até indignar os participantes da sala XD);
- Usar para se aproximar do oponente (para por exemplo, usar uma skill), se afastar dele ou confundi-lo, devido ao impulso ótimo que ela dá no primeiro corte e na última estocada;
- Pode ser usada para anular o counter de outras skills. Por exemplo, a maioria das pessoas dá o counter logo no primeiro corte, se você usar uma skill bem no inicio do counter (exatamente ao encostar no oponente com o primeiro corte), pode cancelá-lo e fazer o inimigo perder o MP e continuar tomando a sua próxima skill, tornando-se um combo que pode ser mortal. Essa é uma das maiores utilidades dessa skill, e a utilização dessa técnica pode ter impactos massivos na decisão do PvP. Use e abuse disso a seu favor;
- Para cobrir brechas ao ser encurralado em determinadas situações, pelo fato de que o primeiro hit do Corte Sombrio acerta atrás também em oponentes colados em você. Isso pode lhe livrar de diversas enrascadas.

MP 2 – Explosão de Lâminas: Ronan arremessa 2 lâminas de luz que paralisam o inimigo, pula e arremessa mais 5 lâminas.

Uma ótima skill para dano. Possui um bom alcance, um bom dano e paralisa o inimigo, porém possui um counter meio fácil. Os hits pegam levemente abaixo também, sendo útil para acertar oponentes em andares e elevações inferiores em certas situações.
Obs.: Segundo o Fafnyr, essa skill está tendo um counter mais dificultado ultimamente. Mais um ponto positivo.

MP 3 – Tornado de Lâminas: Ronan pula e invoca várias laminas em espiral a sua volta, então desce causando dano ao inimigo e ao chegar ao chão arremessa todas as laminas contra o inimigo (14 hits).

Uma ótima skill para dano, não é difícil de acertar e a rajada de lâminas se usada no ângulo certo pode ser fatal. Infelizmente está bugada e não levanta o oponente se ele estiver no chão ao ser acertado com as lâminas em espiral, fazendo com que boa parte do dano seja perdido.


Modo Magia


MP 1 – Onda Mística: Ronan joga uma onda mágica que afasta o oponente, depois invoca três pilares de luz que aproximam e levantam o oponente.

Ótima skill para iniciação de combos, ela levanta o oponente permitindo o uso de várias skills e/ou grab, algumas vezes falha e afasta o oponente dependendo do ângulo e movimento do mesmo.
É uma skill realmente excelente para defensiva e contra-ataque também, pelo fato dos três pilares de luz lhe protegerem por um tempo bom na sua frente.
Utilizada caindo de plataforma e com controle aéreo (que por sinal é excelente nessa skill) é uma formidável arma defensiva e ofensiva que além de lhe proteger muito bem, pode pegar o oponente de surpresa e deixá-lo exposto a vários combos, visto que os pilares de luz vão sendo invocados à sua frente no decorrer de sua trajetória da queda.
Esta pode ser considerada a melhor skill do Inquisidor, em geral.

MP 2 – Tempestade Divina: Ronan estende a mão e cria um tufão místico de 5 hits que levanta o oponente e inflige dano.

Uma skill formidável para combos. Dá um dano excelente, além de levantar o inimigo possibilitando combos e/ou grab, vários combos serão ensinados mais adiante. Infelizmente também é amaldiçoada com um counter facilitado na maioria das vezes (use a diquinha marota do Corte Sombrio para dificultá-lo!).
Ponto forte adicional: a skill corta outras skills com prioridade, possuindo um delay que se sobrepõe sobre os outros.

MP 3 – Guardião Divino: Ronan invoca Guardiana, a anja que dispara uma flecha para paralisar, 3 flechas de pequeno dano e uma flecha final de dano considerável e que levanta o oponente.

A melhor utilidade desta skill se encontra em modo missão, onde possui um dano excelente, em PvP não é muito recomendável. Embora possa ter utilidade em determinadas situações com o “air skill”, geralmente é preferível o uso de combos ou o Tornado de Lâminas. Pontos interessantes:
- Se a skill for cancelada de alguma forma (grab por exemplo), a invocação e as flechas continuam a sair sem problema algum;
- Se você cair de uma plataforma usando a skill (técnica chamada de “air skill”), a invocação lhe acompanha e a execução é continuada normalmente, soltando flechas por onde você passar.


Jogabilidade Geral

Caso queira dicas sobre mindgame e focos “abstratos” mais específicos, leia a parte de "Estratégia e Jogabilidade Geral" aqui: Tutorial de Defensor. É realmente muito útil e muito pode ser aplicado no Inquisidor também, não deixem de ler.

Bom, como muitos devem saber, os danos individuais do Inquisidor são baixos, então para se dar bem com ele é necessário pensamento rápido, treino e criatividade.
Sua jogabilidade é um tanto quanto técnica, no sentido de que você deve focar não em agressividade ou velocidade (embora isso possa vir a ajudar em muitos casos, especialmente contra Lires), e sim em criar estratégias/armadilhas contra seu oponente e jogar de maneira calculista e precisa, abusando de mindgame e toda a gama de recursos da classe para sua vantagem.
Seu maior ponto de dano são seu combos, ele não mata alguém só usando uma skill, é preciso combinar suas skills com seus movimentos e combos e criar combinações de dano para matar seus oponentes. O melhor jeito de começar um combo é com o Ataque na Corrida não finalizado, ele é fácil de acertar e abre a defesa do oponente, assim facilmente o deixando exposto a um combo. Outro modo é o bom e velho ↑Z (Ataque Aéreo), que pode ser rapidamente seguido de um combo também.
O Raio Místico é uma outra boa jogada para o PvP, ele atrapalha a movimentação do inimigo, sendo bom contra classe mais rápidas, como o Retalhador por exemplo.
Uma coisa que nunca deve se esquecer é da Lâmina Crescente, ela é crucial no PvP. Ela pode ser usada no ar e no chão, assim parando todos os tipos de oponentes. Ela abre brechas para combos e o protege, é bastante utilizada, só cuidado para não apertar muito o Z e acabar arremessando a lâmina, assim derrubando o oponente e estragando sua chance ou errando e o deixando vulnerável.
É destacada a necessidade de utilização de Onda Mística para combos, defensiva e contra-ataque, sendo ela ótima para essas funções.
Utilizar o fator “anulador de counters” do Corte Sombrio também pode ser decisivo, assim como várias outras utilidades que essa skill proporciona. Só cuide para não utilizá-la em momentos inoportunos e de maneira inadequada, se colocando em maus lençóis.
Não esqueça de utilizar o Spark para ajudar na movimentação.

Jogando no contra-ataque - Quando estiver com HP baixo ou correndo risco de morte, é recomendado jogar na defensiva com contra-ataque (que é um dos pontos mais fortes do Inquisidor), ficando em locais seguros e atacando de maneira segura, buscando, ao mesmo tempo em que não abre brechas, punir o oponente por seus erros de aproximação quando tiver oportunidade. Para efetuar contra-ataques, as Fagulhas Explosivas podem fazer um belo serviço se utilizadas no momento certo, especialmente num oponente que está subindo a plataforma. Use e abuse da Onda Mística para iniciar combos de contra-ataque e também para se proteger. Um oponente afobado e nervoso para finalizar você logo, se torna presa fácil de contra-ataques e poderá perder grandes quantias de HP por erros bobos. Aproveite-se disso e vá minando o HP deles até a situação ficar favorável a você.
O Spark também pode ser ótimo para se proteger, atrasar e esquivar dos oponentes (e algumas vezes até conseguir algum combo), devido ao seu hitbox ser bom e ser spammável, além de possuir uma mobilidade privilegiada e derrubar. Isso sem mencionar o bom e velho Ataque Aéreo que sempre é bom para defensiva.

Atenção redobrada – Preste atenção em cada oportunidade e brecha que seus oponentes abrirem, e não deixe de aproveitá-las para efetuar seus combos. Cada pequena brecha pode significar um ótimo dano em forma de combo, e somando cada oportunidade perdida pode significar uma imensa perda de desempenho ao final da partida. Esses aproveitamentos são extremamente necessários ao Inquisidor, mais do que com qualquer outra classe já que ele é inteiramente baseado em combos. Portanto, não disperdice as chances e lembre-se que você possui um grande arsenal de recursos para lhe ajudar a formar e continuar seus combos, use o que for mais adequado a cada situação.

3 comentários:

  1. gostaria de saber como faço para soltar o poder arcano do ronan,eu ja fiz a missao e quando vou jogar ele aparece mais nao carrega ele e aperto tds as teclas mais ele nao solta o poder.por favor me respondam o mais rapido possivel estou no site esperando.desde ja agradeço

    obs:o site é otimo

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    Respostas
    1. Não Entendi bem sua Pergunta, qual poder se refere?
      Existem diversas Skills do Personagem
      Se for de Classe Nova, Voce tem que estar com a Arma da Classe Desejada - Faça o Teste de CLasse, confirme ele na Guia "Desafios" e confirme a Conclusão do teste, para usar as magias de classes diferentes, voce precisa estar usando a Arma da Classe correspondente.
      Se For de Árvore De Talentos (ST - Skill Tree), voce precisa da Chave especifica para destrancar o Poder que você quer usar. E Então selecione a Skill (Magia)

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