sábado, 23 de julho de 2011

Ronan - Tutorial Draconiano!




Introdução

DRACONIANO

"Você está lutando Dormindo?"


Como toda classe do Ronan, o Draconiano é uma classe muito subestimada. Porém, pelo fato de ter suas duas principais (Benção Infernal e Lâmina do Infinito) skills nerfadas ao extremo, a classe chega a ser tratada como inútil e indefesa pela maioria. Isso é um grande erro.
Mesmo nerfado, o Draconiano pode ser uma ótima classe quando você utiliza bem mais seus ataques normais do que skills, as quais usaria com mais freqüência se estivessem da maneira original. É claro que não é simplesmente usar. A precisão nos ataques, imprevisibilidade, defensiva forte, grande mobilidade, movimentação inusitada e combos improvisados de grande força são imprescindíveis ao sucesso do usuário de Draconiano.
Apesar de ter suas melhores skills nerfadas, seus ataques normais (que sempre foram excelentes) continuam com força total, Tempestade de Lâminas e Guardião de Canaban continuam com seus danos colossais, e todas as skills continuam sendo combáveis muito bem.
Nas mãos de um mestre, oponentes desavisados com classes bem superiores poderão sofrer muito diante da ira do dragão.
Este tutorial será incrementado no futuro.

Alcance: altíssimo
Mobilidade: altíssima
Flexibilidade: média
Ofensiva: média
Defensiva: alta
Dano: médio-alto
Prioridade dos ataques: alta
Suporte: alto (original), médio (nerfado)
Facilidade de combos: alta
Recursos: médio
Palavras-chave: alcance, precisão



Descrição dos ataques e recursos


Ataque Aéreo - Dano: 31

Excelente ataque aéreo, com alto alcance. Cobre uma grande área acima, na frente, abaixo e até nas costas. Possui uma prioridade alta nas divididas. Excelente para proteção, aproveitar brechas, iniciar combos e ottos. Devido ao seu ótimo alcance superior, também lhe dá um bom controle de mapa.
Como seu estilo de ataque aéreo é “em área” e não “contínuo”
(estilo de ataque usado por personagens com espadas em geral, como a Espadachim e o Defensor), o ataque não permanece no ar e, por esse motivo, tem de ser usado de maneira calculada e na hora certa. Não se pode usar esse tipo de ataque da mesma forma que um “contínuo”, pois abrirá brecha a sua frente assim que o ataque passar dali para o meio ou para trás. Saber utilizar com precisão e na hora certa esse ataque é algo essencial para um bom desempenho com Draconiano.


Rasante - Dano: 35

Com certeza o movimento “assinatura” do Draconiano, possui tantas utilidades e detalhes úteis que será a maior descrição de ataque deste tutorial. Excelente para atacar, combar, se defender, contra-atacar, confundir, encurralar, se locomover pelo mapa ou mesmo fugir de inimigos. O rasante se baseia em “↑+↓+Z”.
Seu alcance e velocidade imensos, além do fato de dar dano em qualquer parte de sua trajetória, proporciona uma precisão perfeita se for bem mirado. Na maioria das vezes, você deve visar “onde o oponente estará”, e não “onde ele está”. Por isso, experiência em PvP é importante para você ter uma boa previsão dos seus oponentes. Esse tipo de previsão se torna mais difícil contra jogadores igualmente experientes.
É muito fácil de ser acertado, e mais ainda em 2x2 e 3x3.
O rasante é especialmente importante quando se quer descer de uma plataforma de uma forma agressiva, podendo infligir dano no adversário e até mesmo um counter, salvando os seus parceiros no caso de uma partida em times, etc.
Muitas vezes quando você utilizá-lo, dependendo do movimento que está em uso pelo adversário, ele será jogado para cima, permitindo a você e seu time que o finalize com agarrão, skill, combo com pet ou o que você preferir.
Tenha em mente que o alcance do rasante é tanto alto com sua trajetória quanto com o alcance da arma. Sendo assim, a ponta da arma no seu ataque rasante ficará um tanto longe do corpo do Ronan, possibilitando um ataque certeiro sem se expor, se executado corretamente. No momento da colisão, o oponente tem seu ataque parado, e então você não é acertado dependendo do ângulo que acertar. Tendo essa propriedade em mente, é possível que você utilize o rasante para acertar oponentes que estão em plataformas inferiores com a ponta da glaive, mesmo sem descer da plataforma ao final do movimento. As possibilidades de acertar sem ser acertado dessa forma são bastante altas. Esse tipo de movimento é ideal para defensiva, evitando que oponentes subam as plataformas. Ao mesmo tempo, muitas vezes ele será jogado para cima, possibilitando que você ou seu time executem vários combos dolorosos no indivíduo.
Pode ser usado para um excelente controle de mapa, devido ao seu grande alcance, duração e velocidade. Sabendo usar o rasante, o Draconiano sempre terá uma boa vantagem estando em andares superiores ao oponente, sendo difícil deixar ele subir sem ser atingido.
Lembre-se: prefira utilizá-lo enquanto estiver em uma altura superior à do oponente, aproveitando melhor seu ângulo de ataque e descida.
É possível fazer qualquer movimento aéreo se o rasante acabar no ar, é como se tivesse recém pulado.
O rasante possui um pequeno tempo de recuperação, no qual o Draconiano retorna com a glaive à posição normal, para então voltar a se movimentar. Nesse momento você ficará vulnerável. Há, porém, um modo de anular essa brecha. Se você executar qualquer tipo de dash, ou nem mesmo executar mas somente fizer o comando >> ou qualquer que seja ao encostar no chão/plataforma, esse tempo de recuperação será anulado. Dessa forma, é possível que se utilize vários rasantes seguidos em um curto espaço de tempo sem deixar brechas.

Há duas formas de aumentar o alcance desse movimento:
1. →→ ↑ ↓ Z
Fazendo esse comando, o personagem tomará um impulso para a frente ao iniciar o rasante, e terá seu alcance muito aumentado. Repetindo o comando é possível fazer um novo rasante logo após encostar no chão, sem demoras de recuperação.

2. ↑ (→) ↓ Z
Fazendo esse comando corretamente, o alcance do rasante também será aumentado consideravelmente, porém não é possível fazer um novo rasante tão cedo repetindo o comando, como o modo acima.


OBS: (→) = segurar frente


Abuse do rasante, mas saiba ser imprevisível ao mesmo tempo para não abrir brechas.



Combo - Dano: 26, 22, 22, 31, 40 = 141 Total

Combo extremamente útil. O melhor do jogo junto com o da Gladiadora. Fora o fato de ser muito forte, tem uma enorme quantidade de opções de continuações. Ele pode ser misturado com quase todas as skills, pode ser usado para ajudar o seu parceiro a parar o adversário para então usar uma skill fatal, ou um outro combo logo após o seu, fora o agarrão aéreo que ele permite. Lembrando que o combo do Draconiano pode ser usado e continuado sem necessariamente acertar algo, ou seja, pode ser usado no “nada” com todos os seu golpes, continuações e críticos como desejar. Essa é a característica mais notável de seu combo.
Você pode usar do combo básico lentamente sem finalizar com o Crítico e fazendo o oponente acreditar que você está vulnerável pelas costas e, quando ele menos esperar, você vira com o Crítico que o acerta de surpresa, lhe possibilitando um combo na seqüência. Se possível sempre finalize o combo com o Crítico, para melhores resultados e menos brechas.
Lembre-se, ele pode ser usado muito bem para combinar skills.

Crítico/Double Attack - Dano: 49
O crítico é bem simples de ser utilizado, basta no meio do combo apertar duas vezes para o lado desejado e pronto, o oponente é levantado para o ar. Pode ser feito logo depois do primeiro golpe do combo, no entanto você é obrigado a apertar a tecla de ataque mais uma vez em conjunto com o >> ou << para executar esse movimento. Ele possui um alcance bem alto, pegando num ângulo de 180 graus. Esse grande área de ataque é na maioria das vezes inesperada pelo oponente, use-a a seu favor. Durante o Crítico pode-se fazer combos interessantes, como o combo com o agarrão no ar, utilizar a mascote e usar outro combo com Crítico e então agarrar, ou finalizar com uma skill de sua preferência.
Caso vá se aproveitar de um combo, use o Crítico sempre que possível. Ele é muito útil e minimiza as brechas do combo, além de deixá-lo mais efetivo ofensivamente e defensivamente.


Ataque/Combo no Dash - Dano: 31, 17, 22 = 70 Total
Esse combo pode ser considerado inicialmente inútil, mas com o tempo você vai aprendendo a usá-lo. O combo na corrida inteiro pode ser usado para matar um inimigo com pouca vida. O mais importante, no entanto, é o seguinte: se você não completá-lo e sim apertar somente “→ → + Z Z”, ele levantará o seu oponente, o que possibilitará um agarrão (que como sempre é muito útil).
O golpe inicial pode ser bom para derrubar oponentes de certos locais e tirá-los de onde estiverem, para combar depois. Só use para esse fim no caso de não ter como acertá-los com o ataque aéreo comum, visto que esse ataque no dash não tem um alcance muito favorável, lhe expõe muito e tem um tempo de recuperação alto no final.

Otto Shot
Trata-se de uma combinações de golpes, que a grosso modo, é um “cima z” no chão. O otto shot é um tanto útil dentro de uma batalha, pelo fato de travar seu inimigo e então possibilita vários tipos de combos, com skills, mascotes, seja lá o que for. Entretanto, é bem situacional, não dá para depender dele.
O otto do Draconiano está entre os mais fáceis de ser executado em tempo certo e é excelente pelo seu alto alcance superior, podendo acertar oponentes que estão em uma plataforma acima de você. Pelo seu alto alcance frontal, é bem fácil de iniciar o otto dele com um simples ataque aéreo.
Pelo fato do ataque aéreo do Draconiano empurrar o oponente, é recomendado o uso do otto segurando para frente, para que ele não saia da seqüência. Vale lembrar que dependendo do teclado que o jogador usa, pode não ser possível fazer o otto segurando para frente.

Dashs
Os dashs do Draconiano são parecidos com os do Defensor. Possuem uma certa agilidade, sendo um pouco mais rápidos do que os dele, porém, mais duros de controlar por causa do peso da arma. São bem úteis para executar agarrões aéreos em perseguições, e também para locomoção. Você vai usar dashs com ele basicamente para esses dois fins.
Diferentemente do Defensor, não é essencial o uso de dashs avançados no Draconiano para obter os melhores desempenhos. Ele não utiliza muito o ataque no dash e não é agressivo frontalmente, nem precisa ficar tankando como o Defensor.
Seu modo de batalha utiliza mais o rasante e o ataque aéreo para golpes precisos e calculados, com controle de mapa e tirando vantagem de seu grande alcance e área de ataque.
Tendo isso em mente, se você não gosta muito de dashs avançados ou não sabe fazer, pode talvez ter um bom futuro com Draconiano sem problema algum. Os dashs avançados do Draconiano incluem: rocket, pseudo shedou, pseudo tchogon, entre outros por serem descobertos.

Ataque levantando
Cobre toda área em volta do Ronan, desde a parte de trás até a parte da frente por onde a glaive passar, porém, lhe deixa consideravelmente vulnerável após a execução. Use sabiamente.



Skills



Lâmina do Infinito - Dano: 17, 8, 5, 7, 25 = 62 Total
Apesar de seus pontos fracos é uma skill ótima, ela pode ser usada junto com a descida, combo ou até sozinha, mas por causa do nerf, o dano não está tão alto como costumava estar. Temos várias combinações possíveis, que podem quadruplicar o que seria o dano de uma Lâmina do Infinito. A Lâmina pode ser usada de vários jeitos, o que conta mesmo é a sua criatividade para criar combos.
A mais notável finalização é a possibilidade de agarrão aéreo, de quatro maneiras. Na primeira, você executa um shedou ou rocket rapidamente e agarra (um pouco difícil para quem não tem costume). Na segunda, é só dar um agarrão aéreo comum, quando no caso, o último golpe da skill errar o alvo, deixando-o suspenso em sua frente.
Na terceira, antes da Lâmina dar o último hit (o que joga longe) use uma Benção Infernal e com o delay e o inimigo paralisado no ar, *** e agarre-o facilmente.
Na quarta, use a Lâmina do Infinito na parede, o inimigo não irá para longe, mas sim para cima, deixando espaço para um agarrão aéreo facilmente.
Tome muito, muito cuidado ao utilizar a Lâmina do Infinito, pois tão cedo quanto você der o último golpe da skill, já estará vulnerável a golpes inimigos (e o Ronan demora um pouquinho para voltar à posição).
É importante ressaltar que mesmo com o nerf sofrido, a skill ainda é muito útil, justamente pela possibilidade de combos que ela proporciona.

Tempestade de Lâminas - Dano: 44, 44, 44, 53, 43 = 228 Total
Essa skill tem um poder de ataque devastador, sendo que cada hit que acertar vai doer bastante (especialmente com crítico), o problema seria a facilidade de se “counterar”. O maior ponto forte dela é que como o Ronan executa um movimento giratório, ela acerta tudo que estiver em volta, seja na frente, atrás, em cima ou em baixo. O maior trunfo desta habilidade é o seu alcance superior elevado, que pode pegar de surpresa com facilidade oponentes em plataformas superiores assim como os que tentarem saltar por cima de você, que são então sugados para a skill e recebem um dano massivo sem poder counterar. Se usada após uma skill do oponente é muito eficaz, e mais ainda contra oponentes fugindo para andares superiores.
A Tempestade de Lâminas deixa o oponente suspenso levemente à sua frente depois do último golpe, e é possível agarrá-lo facilmente utilizando dash + Z. É possível também utilizar um pet ou mesmo alguma skill nesse momento para continuar combando.
Ela é extremamente útil para passar de uma plataforma para outra caso elas estejam próximas, de uma forma um tanto “olá, morra”.
Por mais que a skill seja facilmente “counterada” ou que seja fácil de fugir dela às vezes, é importantíssima a presença dela em uma luta, pela força dos golpes e pelas vantagens que proporciona.

Lâminas da Terra - Dano: 57, 46, 54, 59 = 216 Total
O primeiro hit dessa skill possui um alcance ENORME, realmente engana o oponente, fazendo ele pensar que a skill não vai acertá-lo. No entanto, ela é bem complicada de se acertar, por isso é recomendado usá–la logo após uma skill do oponente. Pense muito bem se realmente vale a pena gastar as três barras de MP de uma só vez usando uma skill arriscada como essa. Na maioria das vezes, vale mais a pena utilizar Tempestade de Lâminas.
Prefira usar caindo de surpresa de uma plataforma e tentando encurralar o oponente com as três lâminas da terra de uma forma que mesmo se ele esquivar da skill, ficará numa posição desfavorável logo após, para você o acertar.
Após as três lâminas saírem da terra, é possível usar um agarrão no oponente que sofreu a skill. O uso de Guardião de Canaban é mais recomendado na maioria dos casos, mas Lâminas da Terra é mais útil para 1x1 do que ele, se usada sabiamente.

Benção Infernal
Utilizada primariamente para delays e combos, pois o efeito de recuperação de HP foi extremamente nerfado a um ponto quase nulo. É bastante necessário que uma pessoa que vá jogar de Draconiano use essa skill para os delays durante a luta, já que usá-la para recuperar a vida não é mais possível. Esses delays podem muitas vezes lhe salvar a vida, ou travar o oponente para o uso de alguma skill/pet. Excelente principalmente para o chamado “delay grab”.
Combos extremamente poderosos podem ser feitos com essa skill no meio.
Lembre-se de tentar montar combos com ela. As observações sobre esta skill serão editadas se um dia for desnerfada. Originalmente ela seria a skill mais útil da classe, sem dúvidas.

Urna Mística - Dano: 17 hits de 11 = 181 Total
A urna mística tem um enorme poder. Muitas vezes quando combinada com o combo, rasante ou outras skills, ela é fatal, principalmente pelo fato de possibilitar o agarrão no final.
Essa skill por mais que tenha um counter fácil, é essencial que o jogador use-a sem medo de errar, pois ela serve tanto para uso ofensivo quanto para uso defensivo. Prefira utilizar quando o oponente estiver em terra e não no ar, pois assim dificultará o counter. O número de hits acertados no oponente podem ser aumentados com a utilização de Benção Infernal para delay após o uso da Urna Mística, pois assim o mantém mais tempo dentro dela.
Uma excelente forma de acertar é travando o oponente com delay de Benção Infernal e então utilizando a skill. Muitas vezes, ele tentará usar uma skill dele no meio do seu delay e, sem sucesso, gastará o MP e tomará sua skill em cheio, sem poder counterar pois não tem mais MP. Tome vantagem disso.


Guardião de Canaban - Dano: 19 hits de 13 = 247 Total
Guardião de Canaban é uma skill que se for bem usada, será fatal. O dragão, que varre a tela e com seu poderoso ataque, pode matar vários inimigos ao mesmo tempo, indiferentemente do modo de jogo, missão ou batalha/sobrevivência. O único problema dessa skill é que no fim dela sua vulnerabilidade fica muito grande e você não tem MP para um delay, por isso é recomendável usá-la caindo de uma plataforma, para assim, você acabar com grande parte de seus problemas e aumentar sua área de ataque.
O fato de utilizar a skill caindo da plataforma lhe dá a possibilidade de regular onde o dragão será invocado, e em que ponto a labareda de fogo iniciará. Em muitos casos você poderá encurralar os oponentes dessa maneira, fazendo-os ficarem presos no delay da skill ou falharem ao tentar esquivar das chamas. Seu uso é recomendado em 2x2, 3x3 e sobrevivência, mas não em 1x1 (exceto quando o oponente acabou de usar uma skill 3 e está totalmente vulnerável).
Deliciem-se com o dragão! XD



Estratégia e Jogabilidade Geral


Não vou detalhar tanto quanto no Tutorial de Defensor. Caso queira dicas sobre mindgame e focos “abstratos” mais específicos, leia a parte de Estratégia e Jogabilidade Geral aqui: Tutorial de Defensor. Muito pode ser aplicado no Draconiano também.
Alguns pontos-chave na jogabilidade do Draconiano:

- Precisão é algo essencial quando se joga com Draconiano. Tanto o ataque aéreo, o rasante, o combo, o ataque no dash e suas skills, abrirão bastante brechas caso utilize os ataques sem prudência, errando toda hora. Procure prever e antecipar os movimentos do oponente e só ataque quando realmente precisar, não fique atacando o vento com o oponente longe o tempo todo. Utilize seus ataques aéreos e rasantes no tempo certo para acertar o oponente, quando realmente for o acertar ou quando ele for chegar perto de você. Analise e aprenda o tempo de cada um, e todos os detalhes técnicos (duração, ângulo de ataque, hitbox, vulnerabilidades, etc.) dos mesmos o quanto puder, para melhor aproveitamento.

- Saiba balancear bem o uso de ataques em geral, utilizando-se bastante principalmente do ataque aéreo e rasante em proporção semelhante. O combo com crítico é muito bom também, se usado sabiamente. Evite usar muito o ataque no dash, na maioria das vezes utilizar o ataque aéreo ou o rasante será mais eficiente e menos arriscado.

- Não seja suicida, saiba a hora de recuar e ficar na defensiva e contra-ataque quando estiver com HP baixo ou quando a situação pedir.

- Utilize o delay grab com Benção Infernal sabiamente. Isso vai depender muito da classe que seu oponente está jogando e da situação. Jamais tente se utilizar dessa técnica caso o personagem do oponente tiver alguma skill com delay que tenha prioridade (que acabe cortando o seu delay, isso é algo muito comum em personagens com skill tree), skills 1 com invulnerabilidade inicial a agarrões ou contra alguma classe que possua um Ataque Levantando com invencibilidade muito alta. Isso pode acabar te deixando em maus lençóis.
Caso o oponente esteja usando uma classe que é totalmente vulnerável a delay grab (sem invulnerabilidade suficiente no Ataque Levantando, e sem skills 1 que cortam delays ou são invulneráveis a grabs no começo), abuse desse recurso à vontade.

- Com os nerfs nas skills 1 do Draconiano, sua atual melhor skill é a Tempestade de Lâminas. Utilize a maior parte do seu MP com ela geralmente. Recomendo o uso caindo ou mudando de plataformas, moldando bem aonde você quer que o ataque pegue. O dano da skill é imenso (especialmente com crítico alto), e tem um alcance muito grande em todos os lados (especialmente em cima), pegando em boa parte do mapa e tanto embaixo quanto em cima das plataformas ao mesmo tempo. Quase sempre vai acertar alguns hits – que vão doer bastante - quando você pegar o jeito.
É excelente também para acertar aqueles “espertinhos” que vão tentar te pegar pelas costas em alguma brecha, ou tentar pular por cima de você.


Vídeos demonstrativos

http://www.youtube.com/watch?v=PuP3Z764wxM

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