sábado, 23 de julho de 2011

Ronan - Tutorial Arcano


Introdução

ARCANO

"PELA GLORIA DE CANABAN!"

O Arcano é uma classe híbrida, ele pode usar tanto magias de suporte e longa distância, quanto partir para cima no combate corpo-a-corpo. Tendo isso em vista, podemos dizer que ele é um “meio-a-meio”, logo, ele não é extremo de forma alguma em seus atributos básicos.

O objetivo desse guia é ensinar a justamente fazer o contrário do descrito acima : Potencializar os recursos ao máximo, fazendo-o atingir o extremo em todos seus atributos.

O que eu passarei nesse tutorial são conceitos da classe em si, eu particularmente sou contra ensinar alguém passo a passo, prefiro dar as ferramentas para a pessoa se virar da forma como lhe parecer melhor.

Caso surja alguma dúvida estou me disponibilizando a responde-las in-game, só peço que leiam e pensem bem antes de perguntarem algo.

Características

Alcance – médio

Mobilidade – média

Flexibilidade – média alta

Ofensiva – média

Defensiva – alta

Dano – alto

Prioridade nos ataques – médio

Suporte – alto

Facilidade nos combos – médio

Recursos – alto

Ações básicas

Dash attack (terrestre) -

Prós:

Dano alto

Multi hit

Range bom

Contras :

Assim como veremos adiante, o arcano possui muita vulnerabilidade após suas ações, e o dash attack não é diferente.

Comentário:

O dash attack terrestre sem sombra de dúvida é um dos movimentos chaves do Arcano. Ótimo pra se aproveitar de brechas do oponente ou mesmo surpreende-lo fechando a distância entre ambos usando-o, ele causa um dano realmente alto. (principalmente com crítico)


Dash attack (aéreo) -

Prós:

Bom para se atingir oponentes em plataformas superiores


Contras:

Range horizontal baixo

Possue um certo delay para de fato sair

Ruim para divididas

Impossibilita Air grabs


Comentário:

O dash attack terrestre diferentemente do normal, possui um range maior verticalmente do que horizontalmente, ou seja, ele é feito para se pegar “em cima” e não “na frente”.

Eu pessoalmente não gosto de usa-lo muito por que ele te expõe de tal forma se usado perto do oponente, que é praticamente uma certeza que uma brecha enorme vai se abrir na sua defesa, portanto eu só recomendo o uso dele para atingir oponentes em

plataformas superiores.


Pulo e z -

Comentário:

Não farei prós e contras dessa ação porque eu a considero totalmente “normal”, nada a declarar. O range é mediano, o dano é normal, não te expõe,não pega atrás...normal.


Choque elétrico -

Prós:

Torna a defensiva do Arcano altíssima

Derruba oponentes no fatal

É altamente (mesmo) combável com qualquer ação do arcano


Contras:

Pode ser um tanto “viciante” e isso torna seu jogo previsível

Se usado muito perto do oponente, o choque não sairá a tempo, e você provavelmente tomará um grab.


Comentário:

Realmente não há o que reclamar do choque elétrico. Eu o considero a melhor ação do Arcano, ele é a espinha dorsal do gameplay dele.

Se por um lado algumas skills ou ações do Arcano são meio ruins de se acertarem ou se você considerar que executar tal ação será arriscado, o choque elétrico é uma forma de você paralisar seu oponente e então poder combar livremente.

Recomendo altamente o uso dele em áreas planas, de modo que o oponente só poderá se aproximar rapidamente vindo diretamente pra você. Isso torna a defensiva do Arcano altíssima e em condições certas, uma classe bem difícil de se matar.


Combo normal -

Comentário:

O combo normal do Arcano é como seu “cima z” , bem mediano e não exatamente peca em algum aspecto.

Combo com levantamento


Contras:

O dash attack impossibilita um air grab

Não é possível combar skills após o levantamento


Comentário:

Eu realmente não vejo benefício algum em usar o combo com levantamento, se é pra usar algum combo, que seja o normal, ao menos com ele você pode combar skills e o dano é maior.


Skills:

Espiral -

Prós:

Dano alto

Delay bom

Derruba quem estiver atrás


Contras:

Execução rápida, não é boa para divididas

Skill não combável, ela derruba no último hit

Range deixa a desejar

Se oponente estiver no ar, só o primeiro hit pegará, o oponente será derrubado na hora.


Comentário:

Uma espiral bem colocada de fato faz um estrago realmente, mas o problema é de fato acerta-la em cheio. Creio que o modo mais fácil seria travando o oponente com choque elétrico ou mesmo o delay da Benção Divina, mas nem sempre a situação te permitirá executar algumas dessas ações.

Como dito acima, a Espiral derruba caso o oponente estiver no ar, e no ar eu digo 1 milímetro do chão. Essa é outra característica do Arcano, ele não perdoa erros MESMO, se você errar a distância ou achar que uma skill pegará quando de fato não vai, você será punido por isso.

Voltando à Espiral, é preciso fazer uma ressalva sobre acertar o oponente no ar. Se o mesmo estiver um tanto quanto longe do chão, diria que acima de você, a espiral pegará em cheio, seria como se ele caísse em cima dela. Isso geralmente acontece no topo da rampa direita da Floresta Élfica, mas é preciso ter uma certa experiência para saber a hora em que algo assim aconteceria, então não recomendo para quem está começando tentar algo assim.

Lembre-se: Arcano possui muita vulnerabilidade após suas ações e skills, errar algo pode ser fatal.


Giga Ataque -

Prós:

Dano altíssimo

Bom tempo de execução

Combável com dash attack terrestre


Contras:

Mesmo problema da Espiral, se o oponente estiver no ar, 1 hit irá derruba-lo

Vulnerabilidade maior que o normal após a skill

Counter extremamente fácil


Comentário:

Essa skill de fato é algo muito perigoso, erre ela e você provavelmente vai perder 50% ou mais do seu hp por isso.

Como dito acima, ela possui o mesmo problema da espiral, só que sem ressalva e com um problema maior ainda: Ela é mais longa.

Como ela é mais longa, o oponente será derrubado e levantará enquanto você ainda está executando a skill, isso abrirá uma brecha ENORME na sua defesa e oponente com certeza se aproveitará dela.

Essa é uma skill perigosa de usar, use-a somente quando tiver 120% de certeza que você irá acerta-la.


Fúria de Canaban (Furia Arcana na arvore de talentos) -

Prós:

Dano altíssimo

Pega em oponentes que estiverem um pouco abaixo de você

Combável com dash attack

Área ótima

Delay bom


Contras:

Vulnerabilidade pós uso


Comentário:

Eu pessoalmente adoro essa skill. O dano é alto,pega em área,e é potencialmente OHKO com crítico, uma skill justa para 3 MPS. É ótima para fazer armadilhas em oponente que estão subindo ou vindo na sua direção, como dito acima, ela levanta quem está um pouco abaixo de você, fazendo-o tomar a skill toda.

Creio que a única coisa que posso reclamar dela é a vulnerabilidade caso você a erre, mas na minha opinião isso é algo justo, então não vou entrar muito no mérito.

Tente sempre usa-la de forma defensiva ou caindo de plataformas e você não terá muitos problemas com isso.


Benção Divina -

Prós:

Aumento do dano para você e seus aliados

Delay bom principalmente para iniciar combos


Contras:

Te deixa vulnerável

Execução rápida, não é boa para divididas


Comentários:

Uma das melhores skills do Ronan, com certeza. A Benção é considerada por muitos o diferencial do Arcano, o que de fato o torna um Melee e Suporte ao mesmo tempo.

Ela é algo que deve ser usado com certa cautela, afinal todos gostamos de ter o dano aumentado, porém o uso excessivo dela pode te custar aquela brecha que o seu oponente abriu e você não viu porque estava olhando o “relógio” da Benção.

Usa-la para divididas ou mesmo na cara do seu oponente não é uma boa idéia também, a Benção possui uma execução rápida e após o término dela, você ficará completamente vulnerável, tente usa-la e usar outras skills em seguida, ou mesmo caindo de plataformas ou a uma certa distância do oponente.

Use-a para iniciar combos, ela é a forma mais fácil de se acertar Espiral e Giga Ataque.


Explosão Cósmica -

Prós:

Perfeita para surpreender oponentes em plataformas superiores

Dano bom


Contras:

Extremamente difícil de se acertar porque o meteoro demora a cair

Delay ruim

Execução rápida


Comentário:

Essa skill realmente é algo que você vai usar MUITO de vez em quando, realmente algo situacional, erra-la abrirá uma brecha enorme (como sempre) e você pagará caro por isso.

Tente usa-la sempre quando alguém estiver fugindo ou mesmo na defensiva numa plataforma superior, o meteoro surgirá em cima delas e não dará tempo de desviar, surpresa em pessoa.


Força Glacial -

Prós:

Dano bom

Congela

Sem counter


Contras:

Dano deixa a desejar para uma skill de 3 MPS

Relativamente ruim de se acertar


Comentário:

Outra skill mais situacional do que de fato útil, o dano é baixo para 3 mps, e ela te deixa bem vulnerável caso você erre. Só seria de fato útil em situações em que você precise executar rapidamente o oponente, ou esteja se defendendo de investidas constantes, a falta de counter faz diferença em horas assim.


Estratégia Geral

O Arcano como dito várias vezes acima, é uma classe que não tolera erros.Qualquer tipo de ação que você erre gera uma brecha facilmente aproveitável pelo seu oponente e isso irá resultar na sua derrota.

É por isso que o Ronan (o Arcano principalmente) é um personagem estratégico, você tem que parar e pensar o que você deve fazer, não basta apenas conhecer o personagem, você tem que de fato saber manipular as características dele e do oponente para criar uma estratégia que se adeque a situação.

Isso seria o “ideal”, mas como nem sempre temos o que queremos, preparei algumas dicas chaves que cobrem basicamente o gameplay do Arcano.


- No ar abuse do vertical, sempre dê prioridade ao cima z do que ao dash attack


- Pense quatro vezes antes de usar alguma skill, caso você erre, elas podem e VÃO gerar brechas monstruosas


- Abuse do choque elétrico defensiva e ofensivamente


- Use o dash attack terrestre para atravessar plataformas


Arcano ST


Introdução

Nessa segunda parte desse guia, falarei somente sobre alguns aspectos da Skill Tree do Arcano.

Vale lembrar que eu falarei sobre a build que eu uso, não necessariamente é a melhor ou que você DEVE usar, é a minha opinião. Falarei somente sobre as skills e ações que eu acho relevantes para o gameplay do Arcano.

Esclarecido esses pontos, podemos começar o guia ao Arcano na sua forma melhorada, a Skill Tree.

Muito provavelmente quem leu a introdução desse guia e conhece o Arcano sem ST, com certeza pensou algo do tipo “Yeah,right”, e não está errado. O Arcano sem ST é de fato uma classe limitada para os padrões de hoje em dia, mas antigamente ele atingia essas descrições sim, uma classe muito completa para a época dele.

Nada mais justo que após muitas mudanças ele sofrer algumas também, deixando-o EXTREMAMENTE poderoso e versátil.

Pode parecer que estou defendendo meu user, mas eu de fato acho o Arcano ST a classe Melee mais forte do jogo –cofgladiadoréquebradocof- num aspecto geral. Ou seja, ele é ótimo para perseguir alvos mais lentos (Lire,Arme), ótimo para buffar o time com a Benção, possuí skills em área que fazem um estrago imenso em partidas com muitos players...enfim, é versátil e consegue ser muito efetivo no que faz.

Eu diria que o Arcano ST manteve a essência do Arcano original, só que ele simplesmente sofreu um “boost” nas suas características, ou seja, é simplesmente melhor.


Características


Alcance – médio

Mobilidade – média

Flexibilidade – alta

Ofensiva – alta

Defensiva – altíssima

Dano – altíssimo

Prioridade nos ataques – médio

Suporte – alto

Facilidade nos combos – alto

Recursos – alto

Ações básicas

Dash attack

Prós:

Range ótimo

Multi hit

Pode ser facilmente ligado com o “Cleave” e criar combos devastadores

Ótimo para se perseguir


Contras:

Vulnerabilidade pós uso


Comentários:

Ok, esse dash attack é tão bom que chegar a ser cretino de bom. Já ouvi muita gente dizer que é o melhor do jogo, eu francamente não sei se é o melhor, mas é com certeza um dos top 3. Ele é de fato bom em qualquer situação, com Benção o dano é ótimo, é bom para perseguir, ele pega em plataformas superiores...difícil reclamar dele, realmente difícil. Mas como estamos falando do Arcano, algumas coisas não mudam e o problema de vulnerabilidade pós uso ainda se mantém. É claro que com o escudo da Benção você provavelmente nem perceba, mas o problema está ali ainda, use com cuidado.


Cleave

Prós:

Range ótimo

Atinge oponentes em plataformas superiores

Levanta o oponente, possibilitando muitos combos


Contras:

Vulnerabilidade pós uso altíssima


Comentários:

O Cleave pra quem não sabe, é a subida que o Arcano dá após o dash attack. Ele de fato é a marca registrada da ST do Arcano, proporcionando muitos combos de dano altíssimo. Aconselho o uso dele com extrema cautela, já que caso você erre, você ficará muito exposto a qualquer tipo de ataque ou grab. Dê preferência a perseguir com o Dash Attack, use o Cleave quando o oponente abrir a guarda ou você tiver certeza que pegará. Caso erre, tente sempre usar uma skill para se proteger, de preferência Corte incandescente Lvl. 2.

Vale lembrar também que o Cleave pega atrás do Arcano logo quando ele vai subir, isso é ótimo para surpreender o oponente, passando por ele e "puxando" com o Cleave.


Choque elétrico Lvl. 2

Prós:

Caso o oponente atravesse o primeiro projétil, a explosão irá pará-lo

Uma segurança “a mais” para se defender


Contras:

Delay pós uso da explosão é um tanto grande, te deixa potencialmente exposto a grab

Você muito provavelmente vai usar sem querer várias vezes, e vai pagar caro por isso


Comentários:

Eu particularmente não gosto desse upgrade, sou um tanto estabanado as vezes e com certeza iria usar sem querer e me arrepender por isso. Fico com a impressão que essa segunda spark mais atrapalha do que te ajuda, ela parece travar o seu jogo.

Não recomendo o uso, o choque elétrico por si só é o bastante para a defesa.


Escudo Rúnico

Prós:

Pode te defender de uma morte certa..um dia...quem sabe...


Contras:

O comando dessa ação tem o mesmo problema do Choque Lvl. 2, provavelmente você irá usar sem querer várias vezes.

Dura muito pouco

Só pode ser usado no ar


Comentários:

Ok, essa é praticamente a mesma coisa que a Explosão Cósmica, vai te ser útil uma vez na sua vida e se você errar o tempo, vai pagar por isso. Não vejo porque alguém usaria isso.


Na sessão a seguir eu irei descrever brevemente para o que cada encantamento serve e aonde eu recomendo o uso.


Encantamentos

Fogo – Dano múltiplo no lugar onde você atingiu o oponente.

Em PvP é completamente inútil, nunca use isso. Em missões é o melhor por causa do alto dano que o Burn com crítico causa aos monstros, fora que você pode fazer combos de 200,300+ hits facilmente, faz maravilhas pro teu Score final na missão.


Trovejante – O próximo hit será duplo.

Meu favorito, ótimo para PvP por causa do dano alto do Arcano e ainda ele tira

Proteção do Fogo porque o dano não é simplesmente dobrado, e sim 2 hits de uma vez. Caso você acerte o oponente no ar, ele cairá de pé por serem 2 hits, isso abre várias possibilidades de combo. Um tanto inútil em missões.


Amaldiçoado O próximo hit terá seu dano dobrado e causará o status “Maldição” no oponente.


Outra ótima escolha para PvP, a Maldição realmente ajuda contra oponentes que usam bastante skills, em especial Arme. O dano dobrado também é um ótimo atrativo. Possui o mesmo problema do Trovejante, um tanto inútil em missões.


Vampírico – Durante um período de tempo, uma quantidade do dano que você causar vai voltar para você como HP, vulgo Life Steal.

Uma boa opção para PvP, pode te salvar ocasionalmente do fatal. Não recomendo, o Trovejante e Amaldiçoado são melhores para PvP e esse Life Steal vai fazer diferença raramente. É mais útil que os últimos dois em missão, mas nada como o de Fogo.

Skills

Corte incandescente Lvl. 2

Prós:

Dano altíssimo

Counter difícil

Levanta no último hit, possibilitando combos

Te impulsiona para frente deixando um rastro do corte

Deixa o Arcano “imune” a “divididas” de skills

Possibilidade de grab ou grab duplo após a skill


Contras:

Impossibilita o Arcano de “dividir” skills

Demora um pouco para de fato começar a ser executada


Comentários:

Essa skill é ótima, ela consegue ser ofensiva e defensiva ao mesmo tempo. O grande atrativo é o dano e a possibilidade de combos que ela gera, claro, mas é importante ressaltar que ela te joga muito longe e deixa um rastro por onde você passa. Isso é bom porque:

1- Esse impulso para frente pode e VAI te salvar de muitas situações, então não exite em usa-la para fugir.

2- O rastro que ela deixa de fato é um hit, ou seja , se alguém tentar se posicionar atrás de você logo após o uso da skill, o hit vai pegar e ela será jogada pra cima.

O que se pode reclamar dessa skill é o tempo que ela demora até sair, um tanto lenta e meio difícil de se acertar se o oponente não for paralizado de alguma forma.

É importante lembrar que essa skill impossibilita o Arcano de dividir skills, isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Algumas classes possuem certa desvantagem em divididas, e força-las a entrar em uma é muito vantajoso. O Arcano não pode se aproveitar desse tipo de desvantagem, por exemplo.


Explosão Teleguiada

Prós:

Dano bom

Execução da skill é imediata


Contras:

Duração da skill é muito baixa


Comentários:

Uma boa alternativa com certeza, eu muitas vezes prefiro usar Explosão ao enfrentar oponentes muito “escorregadios” como Arme ou qualquer classe que possua esquiva.

Usar Explosão em vez de Corte é basicamente trocar dano absurdo por mais precisão de que seus ataque irão acertar o oponente. Não recomendável contra classes que possuam skills boas para divididas, como a duração é baixa, você estará em muita desvantagem ao entrar numa dividida, prefira tentar o counter.


Círculo Giratório Lvl. 1 -

Prós:

Dano alto

Multi hit

Skill extremamente rápida

Range bom


Contras:

Por ser muito rápida, não é boa para divididas


Comentários:

A melhor skill de 2 MPS do Arcano, sem sombra de dúvida. O range e a velocidade dessa skill faz com que ela pegue o oponente de surpresa muitas vezes, e muito provavelmente ele morrerá antes de sequer conseguir juntar mp pra counterar.


Fúria de Canaban -

Fúria de Canaban pra mim é a melhor MP 3 do Ronan, portanto eu a mantenho aqui.


Benção Divina Lvl. 3 -

Prós:

Aumenta consideravelmente o dano causado

O escudo é perfeito para ataque e defesa

Os aliados são afetados também


Contras:

Pode ser um tanto viciante manter a Benção em Lvl. 3 sempre, isso o deixará sem MP para atacar efetivamente.

Ainda te deixa vulnerável após o uso, só que somente a grabs


Comentários:

A skill mais controversa do Ronan, que tantos afirmam ser OP. De fato com a chegada da Season 3 e as propriedades ela ficou bem desbalanceada mesmo, mas originalmente ela não era assim. Poucos Arcanos de fato sabem dosar seu MP para poder manter o buff e atacar efetivamente ao mesmo tempo.

Essa skill não tem exatamente um ponto fraco, o escudo de fato foi uma ótima adição à Benção, ele te defende e ainda pode ser usado ofensivamente, deixando o Arcano invulnerável por "1 hit".Eu digo entre aspas porque esse 1 hit do escudo da benção deixa o Arcano "piscando" (quem já jogou Mario ou algum tipo de jogo do gênero sabe do que falo), ou seja, após você perder o escudo, você ainda estará invulnerável por um curto período de tempo. Isso é perfeito para sempre poder escapar de alguma skill multi hit por exemplo, coisa que a Proteção do fogo não faz.

Muito cuidado com essa skill, assim como dito sobre o Choque Elétrico, o uso constante dela pode deixar seu jogo extramente previsível, além de que você não estaria de fato explorando todas as possibilidades do Arcano.

Use com parcimônia.


Explosão Cósmica Lvl. 3 -

Prós:

Dano alto

Range altíssimo

Extramente versátil por poder ser mirada

Fator surpresa


Contras:

Requer um certo treinamento para poder acerta-la sempre

Só é útil de verdade para acertar de longe


Comentários:

Uma carta na manga do Arcano, essa skill é MUITO boa para se pegar oponentes de surpresa. Os meteoros agora caem mais rápido, tornando a skill acertável, e tiram um dano ótimo. O rastro que eles deixam quando caem no chão gera um burn ALTÍSSIMO, se você conseguir prender alguém com algum tipo de delay ali, provavelmente ele ficará em fatal em 3 ou 4 segundos.

Como dito sobre a versão antiga dela, ela é perfeita para se acertar oponentes em plataformas superiores, principalmente Ninjas e Lires.


Força Glacial Lvl. 2 -

Prós:

Dano alto

Congela

Sem counter


Contras:

Relativamente ruim de se acertar


Comentários:

Duas esferas em vez de uma. Parece que a KOG tentou resolver o problema do modo mais Ogro possível.

“Uma não é o suficiente? Vá adicionando até que seja.”


Talentos Comuns

Ou talento.....

O Berserk do Arcano é algo bem dispensável, na minha experiência, ele mais me deixou travado e acabou me matando do que de fato me salvou.

Deixo como relativo o uso dele, mas eu pessoalmente não gosto.

Estratégia Geral

Assim como na sessão sem Skill Tree, deixarei algumas dicas chave para o gameplay do Arcano.

- O Arcano é baseado em tempo. Tempo da Benção,tempo do encantamento,tempo do escudo da Benção...aproveite bem esse tempo, tente ser bem agressivo quando estiver de escudo. Trabalhe na sua precisão, vai precisar para acertar os encantamentos.

- Cuidado com a Benção, apesar do dano alto ser ótimo, ganhar a partida é mais. Não tire os olhos do oponente e não o deixe com muita liberdade pela tela. Pense que a Benção é algo que você tem que parar e buffar, isso consequentemente vai dar ao seu oponente tempo para fugir e bolar algo para o contra – ataque.

- Mais Dash Attack e menos Cleave. Dash Attack é ótimo para perseguir, abuse dele. Use o Cleave somente quando você tiver certeza que acertará, procure sempre abusar do choque elétrico e delays para acerta-lo.

- O oponente ouvirá quando você encantar o gládio, e ele saberá que você têm pouco tempo para acerta-lo, provavelmente preparará um contra-ataque, portanto não corra diretamente para ele feito um retardado, saiba reconhecer a situação, se for favorável acerte, se não espere alguns segundos e tente denovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBEM